quinta-feira, 18 de outubro de 2012

MEDITANDO EM PROVÉRBIOS 4


“Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai... e ele me ensinava e me dizia: ... adquire sabedoria, adquire inteligência... não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. A sabedoria é a coisa principal...”   Provérbios 4.3-7
                O grande Rei Salomão, homem de sabedoria insuperável, é sempre lembrado por nós por ter feito o pedido certo a Deus. No entanto, ele nos revela neste trecho, a origem de sua apreciação pela sabedoria. Seu pai.
                Nesta descrição pelo menos três princípios estão implícitos:
1.       O pai é sábio.
a-      Porque só o sábio conhece o valor da sabedoria
b-      Porque só o sábio pode ensinar sabedoria

2.       O pai sábio ensina seu filho a amar a sabedoria
a-      Ele carrega está responsabilidade
b-      Ele ensina os benefícios da sabedoria (terá segurança, honra, vida, saúde, não terá tropeço,)
c-       Ele ensina o valor da sabedoria (maior que todos os bens)

3.       O pai sábio ensina seu filho a amar a sabedoria desde cedo
a-      Era bem novo, tenro, quando o pai iniciou o ensino da sabedoria
b-      O pai insiste (guarda, ouve, aceita, apega-te, inclina, atenta para minha instrução, não a abandones, não as deixe aparta-se)

             A conclusão é que todo este esforço do pai é fruto de sua convicção de que “a sabedoria é a coisa principal”.
             Lembremos que Salomão nos adverte logo no início de seus provérbios que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”.
             Que pela graça de nosso bondoso Deus, sejamos pais sábios!

Um comentário: