segunda-feira, 15 de outubro de 2012

MEDITAÇÃO NO SALMO 136

“Tudo o que o Senhor quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos” verso 6
              
              Deus, o nosso Deus, é realmente poderoso. Ele fez tudo o que quis. Tudo que existe no universo foi feito por ele.
                A sua vontade soberana sobre as coisas existentes, é aqui evidenciada. Toda existência é fruto de sua vontade e não há nada que sua vontade desejou realizar que não tenha sido feito. Os versos de 7 a 12, nos mostra que Deus continua a realizar sua vontade no decorrer da historia humana de forma poderosa e soberana.
               O salmista não expressa aqui a sua opinião sobre Deus, ele apresenta uma verdade sobre o poder e a soberania de Deus. Não é algo para se debater ou questionar, mas um fato a ser aceito.
                Diante desta premissa, duas verdades ficam estabelecidas:

1.       A primeira verdade é que Deus deve ser louvado e devemos bendizê-lo
O salmista nos convoca a louvar ao Senhor nos versículos 1 e 3, e a bendizer ao Senhor nos versos 19 e 20. Ele então fecha este assunto no verso 21, nos dizendo que Deus é bendito e pela última vez somos convocados a louvar ao Senhor.
2.       A segunda verdade é que Deus está acima de todos os deuses
Sim, ele é o Deus Todo-Poderoso e soberano, ele é o Deus dos deuses. Quem é como ele? Os deuses são colocados em comparação nos versos 15, 16 e 17.Estes são deuses que foram criados e que nada podem fazer. E a conclusão lógica é a exaltação de Deus sobre os deuses.

                Vamos louvar e bendizer ao nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário