sábado, 13 de outubro de 2012

MEDITAÇÃO NO SALMO 116


 “Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo.” Versos 12-14

                Aqui, nós somos convocados à gratidão, por todos os benefícios de Deus, de três modos específicos.
1.       Tomando o cálice da salvação
Está falando de nos apropriarmos da salvação. Vestir-nos do novo homem, nas palavras de Paulo. Viver como nova criatura que somos. Viver a vida de Cristo. Suas tentações, sem pecado; seu sofrimento na obediência; seu amor pelo próximo; sua compaixão pelos perdidos; seu conhecimento das escrituras; sua vida de oração; sua devoção a Deus.
2.       Invocando o nome do Senhor
Clamar a Deus por ajuda. Invocar o nome do Senhor é apresentado como uma consequência por tomar o cálice da salvação. É um benefício. É uma ajuda extra. É o poder de Deus a nossa disposição. Mas, clamar a Deus implica em reconhecer a nossa fragilidade, incapacidade e limitação em dirigir a nossa própria vida. Clamar a Deus implica em dependência consciente e voluntária a Deus. Clamar a Deus implica em nos humilharmos, pois nada somos, porém, nós podemos tudo nele.
3.       Pagando votos ao Senhor
Cumprir com o que nos comprometemos com Deus quando desafiados por sua Palavra. Ao ler e meditar nas escrituras. Diante do ensino bíblico. Quando exortados pela pregação dos mandamentos divinos. Pedir a Deus que lhe ajude a ser um cristão melhor, mais devoto, ou que lhe dê forças pra vencer um determinado pecado, é comprometer-se com Deus em se esforçar para ser um cristão melhor e mais devoto, que vai lutar contra aquele pecado. Precisamos entender isto e começar a cumprir nossos votos feitos a Deus, em gratidão por todos os seus benefícios.

                Deus tem derramados sobre nós seus benefícios, dos quais não somos merecedores. Gratidão é o mínimo que podemos oferecer a Deus.

2 comentários:

  1. Amém pr Luciano!ÓTIMA MEDITAÇÃO.
    Estarei incluindo mais um ponto ,e usando aqui em Aguanil no culto próxima quarta.
    SENDO SANTOS. Vr 15.
    Deus se agrada quando morremos em santidade.
    Fico pensando,onde estarei,o que estarei fazendo, e prá quem estarei fazendo,e com que atitude estarei fazendo,quando vier a ser chamado a estar com o Senhor.
    Ou mesmo se for arrebatado não sofrendo a morte física.
    Infelizmente tem muitos filhos (as)de Deus se assemelhando aos filhos do malígno.
    Muito obrigado pelo alimento espiritual.
    Que o Senhor continue abençoando sua vida,família e ministério.
    No amor de Cristo:
    José Pires Viana (Ir Zezico)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido irmão!!!
      Nada como meditar na Palavra de nosso Deus. Realmente, a nossa busca por santidade é a expressão maior de nossa gratidão ao Salvador.
      Que Deus o abençoe!!!

      Excluir