terça-feira, 15 de maio de 2012

COMOÇÃO DIANTE DO PECADO

Postando mensagem em Atos da semana anterior!!!


Atos 17. 15-34
Proposição – O seu espírito deve se comover pelos perdidos.

Introdução – Nós vivemos em mundo hostil. Já vimos que as pessoas estão alienadas da verdade e muitos querem permanecer nesta condição. E para isto estão se opondo a verdade. Nós estamos vivendo uma guerra em nossa busca por semear a paz entre o homem e Deus. Não podemos nos conformar com este mundo. Paulo comoveu-se em si mesmo com a situação da cidade entregue a idolatria (At 17.16).  Houve um misto de revolta e ânsia em si mesmo. Ele não achou que era algo normal. Não se acomodou. Não se conformou com a situação deplorável da cidade de Atenas. Essa mesma atitude é a que devemos ter diante da deplorável situação do mundo em que vivemos.

I – Para termos motivação para pregar – vers. 17.
a.       Aos religiosos
Os grandes religiosos é que estão cheios de ídolos. Estão adorando outras coisas que não são Deus. Estão fazendo ídolos. São idólatras.
b.       Em qualquer lugar
Não há lugar certo para pregar. O que existe é a oportunidade ou não de pregar. Paulo pregou na sinagoga e na praça, ou mercado. Em outras cidades, pregou a beira do rio, em casas e na escola.

II – Para termos sabedoria ao pregar – vers. 18-31
a.       Os ouvintes
Epicureus (A vida se resume em prazer. “Comamos e bebamos que amanha morreremos”) e estóicos (A razão é o deus da vida de cada um. Deus é o universo e o universo é deus. Os sentimentos são menosprezados).
b.       O lugar
Areópago era o lugar de julgamento. Pessoas eram chamadas para defender suas crenças e ideologias e podias até mesmo ser condenadas a prisão ou a morte, como foi o caso do famoso filósofo Sócrastes, que não ensinou aos seus alunos o temor aos deuses. 
c.        A mensagem
O Deus desconhecido. Somente Deus poderia dar tamanha sabedoria a Paulo em um ambiente deste. Estava no lugar onde poderia ser sentenciado à morte por pessoas de crenças opostas ao cristianismo. No entanto, foi ouvido como um mestre.

III – Para termos bons resultados – vers. 32-34
a.       Uns escarnecem
É preciso estarmos sempre cônscios desta realidade. É preciso estarmos fortes e termos a dureza necessária para não sucumbirmos ao desanimo. Sempre que pregarmos a pura mensagem do evangelho, haverá escarnecedores. Pessoas que irão zombar e procurar nos humilhar. Irão procurar tornar a mensagem no evangelho em uma grande piada.
b.       Uns deixam pra depois
Alguns não entendem a urgência. Alguns não querem deixar seus prazeres, ainda. Não se acham prontos.  Independente as razões, muitos simplesmente, deixam para um mais tarde que pode não chegar. Muitos destes se tornam amigos do evangelho, mas nunca entregam suas vidas a Cristo.
Para os que escarnecem e para os que deixam pra depois, somos testemunhas de Deus de que entre eles houve um profeta.
c.        Uns creem
Mas o nosso pensamento está naqueles que ouvirão a mensagem de salvação e crerão nela. Não serão muitos. Nunca foram. Mas estas pessoas estão a nossa volta a espera de ouvirem o evangelho. Tem pessoas a sua volta que crerão ao ouvirem você lhes anunciar o puro e autentico evangelho de salvação.

Conclusão – Qual é a sua atitude, salvo, ao ver o mundo perdido a sua volta? Toda a idolatria, imoralidade e perversão é algo comum pra você?  

Oremos a Deus, para que haja em nós uma revolta interior ao ver pessoas entregues ao pecado, caminhando para o inferno.

2 comentários:

  1. Amém pr Luciano!Obrigado pela mensagem.Muito edificante.Realmente,não podemos ser insencíveis em relação ao pecado.Deus o abençoe pela dedicação ao Rei Jesus.Minhas orações estão contigo.Forte abraço.José Pires Viana.(Ir Zezico)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, querido irmão, pelo comentário e pelas orações. Meu desejo é que através destas postagens, Deus seja louvado em nossas vidas.
      Abraços,
      Pr. Luciano

      Excluir